Salvador

Homem com leucemia morre após esperar mais de um mês por transferência em hospital

Paciente precisava ser transferido para unidade especializada no tratamento da doença.

Um paciente com leucemia, que esperava há mais de um mês por uma transferência para um hospital especializado no tratamento da doença, morreu nesta quinta-feira (12), em Salvador.

A família de Franciomar de Jesus, 33 anos, contou que ele foi diagnosticado com a doença chegar no Hospital Ernesto Simões, que fica no bairro do Pau Miúdo, com dores e vomitando. A unidade não fazia o tratamento, e, por isso, Franciomar precisava ser transferido.

Os familiares chegaram a procurar vagas no Hospital das Clínicas, Santa Izabel, Roberto Santos e Aristides Maltez, todos na capital baiana, mas não encontraram. Em seguida, eles foram à Defensoria Pública do Estado da Bahia pedir uma liminar na Justiça, mas não conseguiram a liberação.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lamentou a morte de Franciomar e informou que as unidades que tratam pacientes hematológicos na capital baiana são os hospitais Santa Izabel e o Aristides Maltez, cujo contrato é com a prefeitura de Salvador, não estão ofertando vagas no volume suficiente para atender a rede.

Conforme a Sesab, o mesmo acontece com o Hospital das Clínicas (Hupes), que é uma unidade federal, mas não tem conseguido ampliar a oferta de leitos.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Nosso WhatsApp
Fechar
Fechar